O Porto de Santos, localizado no município de Santos, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro. A área de influência econômica do porto
concentra mais de 50% do produto
interno bruto (PIB) do país e abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do
Sul. Aproximadamente 90% da base industrial paulista está localizada
a menos de 200 quilômetros do porto santista.
O Complexo Portuário de Santos responde por mais de um quarto da
movimentação da balança
comercial brasileira e inclui na pauta de suas principais cargas produtos como o açúcar, soja, cargas
conteinerizadas, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos. Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39ª
maior do mundo por movimentação decontêineres pela publicação britânica Container Management, sendo o mais movimentado da América Latina. O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS.
HISTÓRIA
O Porto de Santos foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, quando a
então Companhia Docas de Santos (CDS), cedou à navegação mundial os primeiros
260 metros de cais, na área do Valongo.
Hoje é o maior porto da América Latina.
Em 2006 a sua estrutura é considerada a mais moderna do Brasil e a administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) - empresa do Governo
Federal, vinculada à Secretaria de Portos da Presidência da
República - busca diálogo com os prefeitos das cidades diretamente ligadas às
instalações portuárias,Santos, Guarujá e Cubatão.
No início do século XX as obras que levaram o porto a tornar-se salubre
e a receber navios de todo o mundo fizeram com que o movimento se expandisse
significativamente.
A cidade de Santos localiza-se no ponto mais adequado para transpor a
escarpa conhecida porSerra do Mar.
A estrutura ferroviária, iniciada ainda no período do Império,
garantiu o afluxo de cargas, destinados ao comércio exterior. Nesse período, o
café de São Paulo, Minas Gerais eRio de Janeiro em sua grande maioria saia do Brasil pelo porto
do Rio de Janeiro, com exceção de Ribeirão Preto, que exportava pelo porto
de Santos, mas isso pós 1870.
Distante cerca de 70 quilômetros da terceira maior cidade do mundo, a cidade de São
Paulo, o porto é servido por duas ligações ferroviárias e duas
estradas que ligam à capital e uma estrada para o sul do país.
Os distritos industriais da Grande São Paulo e o complexo industrial de Cubatão existem graças ao Porto de Santos. A Cosipa,Companhia
Siderúrgica Paulista, ligada à siderúrgica USIMINAS, de Minas Gerais, também opera um porto
privativo que utiliza o mesmo canal de tráfego de embarcações. É praticamente
uma extensão particular do Porto de Santos, que é um porto estatal. Liderando o
mercado nacional portuário, o Porto de Santos atende também vários países
latino-americanos que fazem as cargas serem embarcadas e desembarcadas. O Porto
de Santos ocupa, hoje, a 39ª posição no ranking mundial de movimentação de
cargas conteinerizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário