Um navio é uma grande embarcação,
geralmente dotada de um ou mais conveses.
Um navio tem, geralmente, tamanho para transportar os seus próprios barcos, como botes salva-vidas, botes ou lanchas. Geralmente,
a lei local e órgãos de regulamentação irão
definir o tamanho ou o número de mastros que um barco deverá ter para ser elevado
à categoria de navio. Os submarinos não são referidos como
"barcos", exceto os submarinos nucleares,
classificados como navios. As empresas sul-coreanas Hyundai, Samsung e Daewoo são as principais construtoras de navios.
Outra definição para 'Navio' é qualquer
embarcação que transporte carga com objectivo comercial. Os navios de
passageiros transportam 'super carga' (outra designação para passageiros e
pessoas que não trabalham a bordo). Barcos de pesca nunca são considerados
'navios', embora também transportem botes salva-vidas e carga (a pesca do dia).
Os Ferries de pequena
dimensão também não são considerados 'navios', no entanto a maioria dos ferries
em serviço no mundo são navios de passageiros, com capacidade para
transportarem também veículos.
HISTÓRIA
A história dos barcos vive paralelamente às histórias de
aventuras dos seres humanos. Os primeiros barcos conhecidos datam do Período Neolítico, à cerca de 10.000 anos
atrás. Estes barcos primitivos possuíam funções limitadas: eles conseguiam
mover-se sobre a água,
conquanto, limitavam-se a isso. Inicialmente foram utilizados para caça e pesca. O barco mais antigo
descoberto pelos arqueólogo até então, é uma canoa. Foram construídas
com os troncos de árvores coníferas,
utilizando Ferramentas de Pedra.
Por volta do século 30 a.C, no Antigo Egito,
já se conhecia como montar cascos de embarcações com tábuas de madeira. Eles usavam presilhas de tecido para juntar as tábuas, Cyperus papyrus,
folhas compridas, grama para unir e celar as costuras entre as tábuas. Na Grécia Antiga historiadores e geógrafos Agatharchides tinham documentado ship-faring como os
primeiros do Antigo Egito:
"Durante o período próspero do Reino
Antigo/Império Antigo", entre os séculos 30 a.C e 25 a.C, no Rio Nilo rotas foram estabelecidas, e no Antigo Egito há registros que navios navegaram pelo Mar Vermelho até ao país Mirra. Sneferu's
antigos navios de madeira cedro Louvor das Duas
Terras é a primeira
referência registrada (2613 BCE)
para navios referenciados por nome.
Na Ásia Oriental, na época da Dinastia Zhou,
foram desenvolvidas tecnologias nas embarcações como o leme montado na popa, e da Dinastia Han,
foi encontrada uma frota de navios bem conservada, que fora empregada no campo
militar. Tecnologia naval avançada foi encontrada no período medieval, onde
tais embarcações já possuíam compartimentos estanques para armazenamento de
água. Durante o século 15 na Dinastia Ming,
uma das maiores e mais poderosas frotas do mundo foi montada para as viagens de
diplomacia e projeções do poder de zheng He.
Em algumas partes a Coréia, no século 15, foi encontrado o primeiro barco que
utilizou-se de ferro. Foi o Navio Tartaruga,
este foi desenvolvido com laminados de ferro.
Por volta de 2000 a.C, a Civilização Monóica em Creta tinham evoluído nos exercícios de um
controle efetivo da área naval, na parte leste do Mediterrâneo. Sabe-se que a antiga Núbia/Axum negociava com a Índia,
e há evidências que navios do Nordeste da África podem ter navegado na região
frontal e externa entre a Índia/Sri Lanka, fazendo comércio com a Núbia e
talvez até com os Persas, Himyar e com aRoma Antiga. O Império Aksumite foi conhecido pela Antiga Grécia por disporem de portos para os navios
Gregos e Iêmen. Em outra parte Nordeste da África, o Périplo do Mar da Eritreia relatam que Pessoas da Somália,
através dos portos do norte como o Zeila e Berbera,
estavam negociando incenso e outros itens com habitantes da Península Arábica bem antes da chegada de Islão,
com também com o então Império Romano controlado pelo Egito.
As Pessoas Suaíli tinham diversos extensos portos
comerciais em pontos da costa da África Oriental Medieval e o Grande Zimbabwe tinha grande contato comercial com a África Central,
e provavelmente importavam bens trazendo para África através da margem
comercial do Sudeste Africano Quíloa, atualmente chamada de Tanzânia.
É sabido pelos historiadores que no auge do Império Mali foi construído uma grande frota pelo
Imperador Mansa Musa no século 13 e início do século 14. Fontes arábicas descrevem que
alguns consideram ser os visitantes do Novo Mundo pela frota de Mali em 1311.
Na mesma época, pessoas que viveram próximas
a Kongens Lyngby na Dinamarca inventaram o casco
segregado, o que permitiu um aumento gradual das embarcações. Logo os barcos
passaram a serem desenvolvidos com quilha, semelhante
aos barcos atuais de madeira Embarcações de Recreio.
Os primeiros navegadores começaram a usar
peles de animais ou tecidos para fabricarem as velas.
Fixaram na parte superior do barco um mastro, e assim foi possível à fabricação
de embarcações maiores. Essa invenção permitiu ao homem ampliar a exploração,
reconhecendo, por exemplo, o termo Oceania,
cerca de 3000 anos atrás.
O Antigo Egito já estava construíndo veleiros
perfeitamente. Um exemplo notável de sua habilidade de construção foi o Navio Khufu, um navio de 143 pés de
comprimento, enterrada ao pé da Grande Pirâmide de Gizé, por volta de 2500 a.C.
e achada intacta em 1954. De acordo comHeródoto,
os Egípcios fizeram a primeira circum-navegação em torno da África por volta de
600 a.C.
Os Fenícios e a Grécia Antiga gradualmente dominaram a navegação
marítima a bordo dos trirremes,
explorando e colonizando oMediterrâneo com suas embarcações. Por volta de 340
a.C, o navegador grego Píteas de Massalia aventurou-se da Grécia para Europa Ocidental e Inglaterra. No decorrer do século 2 a.C, a Roma Antiga começou a destruir Cartago e subjugar os reinos Helenismo do leste do Mediterrâneo, alcançando o
completo domínio do mar interno, que eles chamaram de "Mar Nostrum". A monção,
sistema de vento doOceano Índico foi
o primeiramente navegado pelo navegador Grego Eudoxo de Cyzicus em 118 aC. Com 300 navios gregos navegando
anualmente entre o Império Romano e a Índia, o comércio anual pode ter
atingido 300,000 toneladas.
Antes da introdução da bússola, a navegação espacial foi o principal método para a
navegação marítima. Na china, as primeiras versões da bussola magnética estavam sendo desenvolvidas e usadas
na navegação entre 1040 e 1117. A verdadeira navegação bússola, usando uma agulha de giro em uma caixa seca, foi
inventada na Europa mais tarde, em 1300.
TIPOS DE NAVIOS EM USO
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Panamax
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Gaseiros
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Aframax
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Suezmax
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Superpetroleiro
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Super-porta-aviões
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Transatlântico
NAVIOS HISTÓRICOS
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Aviso
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Balandro
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Birremo
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Birlinn
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Brigue
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Caravela
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Carraca
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Chalupa
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Clipper
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Coca
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Drakkar
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Galé
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Cruzador
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Galeão
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Galeote
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Goleta
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Nau
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Knarr
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Trirremo
§
Xaveco
CLASSIFICAÇÃO DOS NAVIOS
Oficialmente os navios são classificados
pelas sociedades classificadoras, tais como a Lloyd's Register ou o Bureau Veritas, que emitem os certificados
de conformidade que garantem às seguradoras e autoridades portuárias que o
navio se encontra dentro dos padrões exigidos para o tipo de navegação, carga a
transportar e a tripulação é qualificada. Os navios que não estão dentro destes
padrões, que na sua maioria navegam com bandeiras de conveniência são designados substandard.
Paralelamente é também frequente classificar
os navios pelo tipo de carga que transportam; como exemplo temos os graneleiros
(que transportam cargas a granel como cereais ou minério), os petroleiros (que transportam
petróleo), os porta-contentores, etc.
Outra forma de classificar os navios, hoje
menos usada, era pelo tipo de navegação que faziam; assim temos os navios de cabotagem e os de longo curso.
A principal classificação dos navios é a
seguinte: trasportadores de passageiros, cargueiros, exploradores e
patrulhadores.
TERMINOLOGIA
Os navios podem-se agrupar constituindo frotas, flotilhas, esquadras, esquadrilhas ou esquadrões.
Os submarinos (particularmente os U-Boot alemães nos anos 40) podem operar em
grupos, chamando-se alcateias (termo derivado de "alcateias de
lobos").
Os navios, em particular os navios de vela,
envolvem um rico e variado vocabulário, repleto de termos técnicos. Muitos
deles ligam-se a discussões mais alargadas do jargão náutico.
§
Proa - A frente do navio. Comparar com vante. Também conhecido em
senso de direção como sendo o rumo momentâneo em que se encontra o navio,
geralmente em graus, em relação ao norte.
§
Estibordo -
O lado do navio que está à direita quando o observador olha para a proa.
§
Bombordo - O lado do navio que está à esquerda
quando olhando para proa. (Um método mnemônico para distinguir um do outro é
que a esquerda possui o mesmo número de letras de bombordo e estibordo se
refere ao leste.)
§
Âncora -
Instrumento metálico pesado utilizado para fixar temporáriamente a embarcação
em local desejado.
§
Ponte de comando - o centro de comando da navegação.
§
Passadiço - Termo usado no Brasil em vez de
Ponte de Comando.
§
Superstrutura - Qualquer estrutura acima do convés
da embarcação, contendo, geralmente, a ponte e alojamentos.
§
Deques - Os "pisos" e diferentes
pavimentos do navio. Em alguns navios novos são chamados de
"ponte(s)".
PROPULSÃO
Até à aplicação do motor a vapor,
no século XIX,
os navios moviam-se através da força do vento nas velas.
Antes da mecanização os navios mercantes
sempre usaram velas, mas à medida que a guerra naval tornou-se dependente da
aproximação dos navios para a abordagem e invasão ou da luta corpo a corpo, as galeras passaram a dominar os conflitos navais
devido a sua manobrabilidade e velocidade. Os navios gregos que lutaram na
Guerra do Peloponeso usaram triremos, do mesmo modo que haviam feito os Romanos
na Batalha de Actium. A partir do século XVI,
o grande número de canhões tornaram a manobrabilidade uma característica
secundária comparado ao peso; o que levou a total predominância de navios de
guerra a vela.
O desenvolvimento do navio a vapor foi um
processo complexo, o primeiro navio comercial de sucesso foi o "North
River Steamboat" (também chamado de "Clermont") creditado a
Robert Fulton, nos EUA em 1807. Em seguida surgiu na
Europa em 1812 o PS Comet de 45 pés de comprimento. A propulsão a vapor
progrediu consideravelmente durante o século XIX.
Os principais desenvolvimentos foram o condensador. o que reduziu a necessidade
de água fresca, e motor de expansão de múltiplos estágios que obteve um
acréscimo considerável de rendimento. A roda de pás deu lugar ao, bem mais
potente, propulsor de hélice. Desenvolvimentos posteriores resultaram no
desenvolvimento da turbina a vapor marítima por Sir Charles Parsons, que fez a
primeira demonstração da tecnologia no navio de 100 pés "Turbinia" em 1897. Isto facilitou o
desenvolvimento de uma nova geração de navios de cruzeiro de alta velocidade na
primeira metade do século XX.
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